quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Humildade


Há uns meses o Rui propôs como tema de discussão no Forum da Comunidade de Nazaré http://www.comnazare.info/ a Humildade. Um dia, a Maria, a Lila e eu encontrámo-nos no MSN e o tema veio à baila.


Aqui fica o que cada uma de nós disse



Maria: Estamos a definir HUMILDADE
Lila: humildade?...Deixa-me ver....
é a capacidade de se acreditar sempre necessitado dos conselhos, das opiniões, dos reparos dos irmãos, se estes estão como nós a caminho de Cristo
Maria: humildade é connosco ou em relação interpessoal; humildes com nós próprios, tem sempre q se reflectir nos outros
Ana: Humildade é não pretender desatar o nó das sandálias de ninguém, é diminuir para o outro crescer, calar e ouvir quando o outro falar, dar com a mão direita sem que a esquerda saiba, fazer um sorriso quando jejuares para que não saiba que o fazes
Orar no recato do teu quarto; sentar no último banco; esperar que o dono da casa te sente no lugar que te destinou
Humildade é uma qualidade intrínseca, vem de dentro para fora, não é roupagem. Francisco vestia assim, era humilde porque era despojado...
Exacto, é uma aprendizagem...sei que nunca lá chegarei
Depois há as falsas modéstias, as falsas humildades que são gritantes, o dar a esmola e esperar com a mão no ar e olhar à roda a ver se estamos a ser observados
Maria: a Humildade, essa atitude rica que: acolhe sem preconceitos, escuta com respeito, responde com serenidade, orienta com paciência, agradece com delicadeza, sorri sem fingimento,
Lila: para se ser tolerante connosco é necessária a humildade que nos permite amarmo-nos apesar da nossa enorme imperfeição. A humildade treina-se, pela reflexão, pelo amor ao Senhor e ao próximo... tenho ainda muito que treinar....
Ana: Lila, tu és um coração lindo, uma mulher com uma força fora de série que apesar da saúde precária rema e timoneia ao mesmo tempo um barco em mar encapelado...não tens tempo de não seres humilde
Lila: pois, Ana, mas sou pouco humilde...e sabes porquê? Porque tenho tendência para ser crítica...ser-se crítico e fazer juízos de valor são obstáculos ao Amor. Hoje, de manhã, fiz como propósito para o dia não criticar nada nem ajuizar nada
Ana: Pera, isso aí eu não concordo na totalidade: Ser crítica pode ser um acto de amor...o contrário é cegueira
Lila: pois...mas é preciso muita delicadeza para indicar alternativas ao caminho sem que o outro se sinta diminuído....e mostrar novos modos de agir sem dizer "está mal, está errado..." e eu sou muito abrupta....
Ana: Isso já não é forçosamente uma questão se humildade mas de tacto. Também eu...sou de "raiva mansa" como diz o meu Pai.
Lila: quem é humilde tem tacto, porque tem uma delicadeza natural...quem não tem esse tacto, essa delicadeza, ainda não aprendeu a ser humilde
Ana: Contradizes-te
Lila: porquê?
Ana: Se a humildade é uma aprendizagem...como pode ter uma delicadeza natural? Senão a humildade também é, apenas, nata
Lila: ...passa a ser "naturalmente espontâneo", depois de treinarmos o seu uso...isto é: temos dentro de nós o potencial a desenvolver, mas se não for bem alimentado morre e ficaremos como a pedra bruta, quando "desancamos" os outros com falta de delicadeza, apenas somos movidos pelos nossos medos....
Ana: Nã...
Tás a fazer-me pensar muito...lol
muitas vezes tenho medo que o outro não seja feliz, eu falhe
Lila: se eu censuro quem vai ao volante, é porque tenho medo de um desastre...se digo que a pessoa deve comportar-se bem em público, é porque tenho medo da crítica social...se critico alguém por não cumprir o que prometeu, é porque tenho medo de que não venha a cumprir...
exactamente...medo de que venha a ser infeliz! É o que acontece quando criticamos os filhos, p. ex: se em vez de medo eu ACREDITAR confiantemente, já direi o que penso de outro modo, sem ansiedade nem medo, nem sobranceria
Ana: Lila, confiar, como? Se tiveres a certeza dos seus êxitos nunca chamarás a atenção, não terás motivo
Lila. Confiar que a pessoa tem um potencial para virar o rumo da sua barca, um potencial tão grande que eu desconheço... só pode não ter ainda encontrado o rumo...então, se eu ouvir o que a faz agir assim, ouvir, ouvir, ela vai-se escutando a si mesma e com os nossos pequenos "toques" vai corrigindo a rota
Ana: Lila quando sei q têm potencial e q o desperdiça fico fula e aí lá vai disto...
Lila. ...pois...eu também sou assim....por isso é que hoje comecei o dia com estas reflexões que aqui pus
Ana: E.......................tanto q eu tenho para aprender...acho q esta encarnação não vai chegar
Lila. Tu e todos nós.......eu sou como o Frei Tomás, não olhes para o que eu faço, a não ser que queiras ter a bondade de me ajudar a corrigir a rota. Bem....acho que vou andando... a Maria aconselhou-me a colocar no forum a minha partilha sobre o que penso ser a humildade, mas eu já não consigo recuperar o que escrevi lá atrás
Ana: Porque não consegues? Queres q ta manda por e-mail?
Lila. a minha caixa do correio está tão atulhada que nem percebo o que lá está....

2 comentários:

Dulce disse...

Bom, aqui está a partilha. E bem proveitosa, por sinal. Obrigada, Ana!

Maria-Portugal disse...

Acho q estes diálogos quando versam temas de entre-ajuda para a caminhada e com o acordo dos intervenientes são muito úteis...Chapeau,Ana ...