terça-feira, 20 de maio de 2008

A era do speed....

Este post vem na sequência da chamada de atenção para o aumento do preço dos combustíveis e cujo consumo deveria entrar em boicote.
Penso que talvez não seja a forma mais acertada de resolver este problema,porque os interesses economicistas estão acima de qualquer sentimento humano.
Penso que uma das medidas seria que todos os automobilistas largassem os carros por umas semanas,e utilizassem os transportes públicos, matavam dois coelhos de uma só vez.Primeiro poupavam mais e segundo por causa do ambiente.Lógico que seria apenas utilizado por quem não tivesse transporte até ao local de emprego.
Recordo-me, de há uns anos atrás a minha tia contar-me como era a vida na vila onde nasci nos anos 30.
Tanto ela como o meu pai tinham que percorrer diárimente 50 kms para ir e vir para os seus locais de emprego ,quer fosse de Verão ou de Inverno, e não era feito por estrada,era feito pelas serras e atalhos.Levantavam-se às 5 da manhã para estar por volta das 7h no local de trabalho.A vida nessa altura é que era bastante dura,por isso a maior parte partia para o estrangeiro para procurar melhores condições.O meu pai teve sorte,abandonou a dura vida de mineiro, veio para Lisboa,a minha tia acabou por ficar na terra e trabalhou sempre que nem uma moira ,sem nunca ter saído da terra.Morreu sem nunca ter visto o mar,apenas via a enxada,os campos,o gado e os maus tratos que o meu tio lhe dava.Agora para o final da vida que estava melhor,vieram as doenças que a atiraram para um lar.
Sei que a evolução veio-nos beneficiar e trazer a vida mais facilitada.Mas por outro lado com tanto progresso,também estamos asfixiados no tempo, sempre a correr para aqui,para ali,e quando damos por ele,o que aproveitávamos da vida?....porque começam a introduzir logo cedo nas crianças mil e uma actividades,por isso notamos as crianças já mais stressadas do que nós eramos na nossa geração.
Outra alternativa seria deixarem os carros e trocarem por bicicletas, o que seria um óptimo exercício e beneficiava bastante também na saúde e no ambiente.
Assim vivemos na era do speed,vão continuando a consumirem a nossa carteira e os nossos miolos.Porque a "desculpa" que dão para estes aumentos,são apenas "manobras" para continuarem a explorar os portugueses de brandos costumes .
Estamos a precisar dos heróis de antigamente...mas quê deles?...só se ressuscitassem já.!!...rsrs

2 comentários:

Alma Rebelde disse...

Assim com estas alternativas,íamos beneficiar,tanto os ladrões do governo como os ladrões dos carros, poupavam-nos a carteira....heheh

Rui Melgão disse...

Olha que por esta leva não sei se não vamos regressar a esses velhos tempos da miséria...