sexta-feira, 23 de maio de 2008

Gostar de Lisboa



Diz uma pesquisa do World Travel and Turismo Council que o turismo na cidade de Lisboa vai crescer nos próximos dez anos numa escala superior à média européia. A previsão é de que em 2017 o turismo na capital portuguesa contribua com mais de dez milhões de euros na economia regional.



Para 2007, a previsão é que sejam gerados 5,4 mil milhões de euros provenientes do turismo em Lisboa, o que corresponderia a mais de 9% do PIB da capital. Segundo o estudo, o turismo nacional deverá crescer em média 3,2 por cento, enquanto na Europa o ritmo de expansão deverá ser de 2,8 por cento.A boa notícia - para portugueses e também para imigrantes - é que o turismo deve criar quase oitenta mil empregos diretos na cidade (número que pode alcançar a marca dos 140 mil se considerarmos todos os postos indiretos).Lisboa tem ares de metrópole misturados ao charme e tranqüilidade de uma cidadezinha do interior, com ruas estreitas e casas e prédios cheios de azulejos às margens do Tejo.







Apesar da vida noturna agitada, o melhor de Lisboa é caminhar durante o dia por seus bairros tradicionais, intercalando o passeio com românticos trechos percorridos em bondinhos que ligam o Chiado, o Rossio, a Baixa, o Castelo de São Jorge e a enigmática Alfama. Sem falar de Belém, com seu admirável Mosteiro dos Jerônimos e os indefectíveis pastéis de nata.


Antes de deliberadamente perder-se pelas diferentes regiões da capital portuguesa, saiba que: Baixa – foi reconstruída após um grande terremoto no século 18 e virou uma área extremamente comerical, cuja rua mais famosa é a Augusta, exclusiva para pedestres e cheia de bancos e lojas famosas. É lá também que fica a praça do Rossio e a região é ligada aos outros bairros de Lisboa por simpáticos elevadores.Bairro Alto – era aí, em meio às ruelas estreitas e íngremes, que viviam os mercadores do século XVII, numa encosta dos morros que limitam a cidade. Hoje, tem muitas casas de fado e o melhor da vida noturna de Lisboa.Alfama – sem dúvida, o bairro mais marcante de Lisboa, com suas ruelas estreitas repletas de escadinhas amarronzadas cujas raízes datam da época dos descobrimentos.

Lá se encontra o melhor fado do país – são inúmeros bares e restaurantes de qualidade que oferecem a tradicional música portuguesa. O mirante do Largo das Portas do Sol tem uma das melhores vistas da cidade. Chiado – essa é a cara mais moderna de Lisboa, onde ficam os melhores cafés e livrarias, e onde a vida noturna ferve nos finais de semana. Não deixe de reparar nos charmosos edifícios Art Nouveau.Belém – essa é a imagem que vem à cabeça de todo mundo que pensa em Portugal antes de conhecê-la: a simpática torre das latas de azeite e o proclamado Padrão dos Descobrimentos.




A simpática região hospeda também o imperdível Mosteiro dos Jerônimos e a fábrica de pastéis mais famosa do mundo.A hotelaria e o custo das coisas em geral são muito mais baixos em Portugal que em outros países europeus. Diversas pensões simpáticas oferecem hospedagem a partir de 20 euros para duas pessoas, especialmente na Baixa e no Rossio. Grandes redes hoteleiras também têm diárias bastante convidativas em quartos de primeira linha.

Tirado da net


Desculpem,mas é sobre a minha linda cidade...Trabalhei nela durante 22 anos...todos os dias comboio-autocarro...gostei mesmo...

(As fotos são minhas e de livre reprodução,claro)

Sem comentários: