sábado, 23 de fevereiro de 2008

Viver a missa-I Parte


FORMAÇÃO LITÚRGICA
A MISSA PASSO A PASSO

Hoje vamos referir os ritos de entrada.
A finalidade dos RITOS DE ENTRADA é fazer com que as pessoas se sintam em comunhão de fé e de amor e se disponham para ouvir atentamente a palavra de Deus e celebrar a Eucaristia.
Convocados por Deus deixamos de ser um “conjunto de indivíduos” e passamos a ser uma ASSEMBLEIA, o POVO reunido em nome do Senhor, o CORPO de Cristo. A missa não é um assunto entre ‘mim’ e Deus, é um acontecimento da Igreja com o seu Deus! Nestes momentos iniciais tomamos consciência disso.

O cântico de entrada é o primeiro elemento que reúne a assembleia e marca o sentido da celebração. O canto inicial deve expressar louvor e alegria!
No início de cada celebração recordamos o nosso baptismo fazendo o sinal da Cruz.
A assembleia não se reúne em seu próprio nome. Fazer o sinal da cruz significa dizer “Reunimo-nos em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”! É isso mesmo que respondemos ao Padre, que, presidindo em nome de Jesus Cristo, faz a Saudação Inicial: A graça e a Paz de Deus e a de Jesus Cristo nosso Senhor esteja convosco! R: Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo.

Vem então o Rito Penitencial, é um momento de silêncio, de preparação e de reconhecimento da misericórdia de Deus. A “oração do perdão” não é feita para culpabilizar a assembleia, mas para a libertar e dar a conhecer o amor de Deus.

Segue-se o Glória que é um hino alegre e festivo entoado desde o primeiro tempo dos cristãos. Foi inspirado no canto dos Anjos que louvaram a Deus no nascimento de Jesus! É um cântico de louvor: -A Deus Pai todo-poderoso, a Jesus Cristo, Filho unigénito, com o Espírito Santo.

Esta parte termina com a Oração Colecta. “Colecta” em latim significa reunida, congregada.
É a primeira oração que a COMUNIDADE CONGREGADA realiza.
(informação da Paróquia do Campo Grande-aqui)

Sem comentários: