sexta-feira, 21 de março de 2008

O Dom de Deus

(Dulce o meu entusiasmo pela Igreja também não é nenhum ou mesmo nulo, porque temos que admitir que a Igreja é constituída por pecadores. Mas o alicerce que nos deve sustentar é a fé n'Aquele que tem palavras de Vida eterna,é a fé em Jesus que deu a vida por cada um de nós,para que possamos caminhar nas estradas poeirentas da vida,assim como a Esperança,para que possamos ter a certeza de que o Amor tem sempre a última palavra...)
***** ***** ****
«Se conhecesses o dom de Deus e quem te pede de beber,tu é que Lhe pedirias.E Ele dar-te-ia água viva».
Esta frase deixa entender que existe uma ligação estreita entre o dom de Deus e este homem que fala.É Ele que pode saciar a sua sede,não com água estagnada,mas com água viva.Agora o poço é outro,este judeu define-se como uma fonte nova, o dom de Deus.
A samaritana começa a alterar-se.Ela deixa-se levar para outro lugar,este universo singular d'Aquele a quem chama agora"Senhor".Lembra-lhe que o poço é profundo e que Ele não tem com que tirar água.Onde irá buscar esta água viva?Jesus responde-lhe comparando a nossa necessidade física de água com a nossa sede espiritual.a sua resposta é para todos:«Quem bebe desta água volta a ter sede.Mas aquele que beber a água que Eu vou dar,nunca mais terá sede.E a água que Eu lhe darei vai tornar-se dentre dele uma fonte de água que jorra para a vida eterna.»
O diálogo é de uma tal elevação que a mulher está disposta a receber esta água que irá purificar o seu olhar e ajudá-la a conhecer-se a si própria.É o poço do coração humano que não tem fim.O nosso «desejo não tem remédio» dizia Teresa de Àvila.O que recebemos é á medida da nossa sede.Jesus é «o Mestre do desejo» ,é Aquele que desperta no outro o seu mais desejo profundo.«Se alguém tem sede,venha a Mim,e aquele que acredita em Mim,beba!» (Jo 7,37).Ele quer dar-Se,Ele que é a fonte de água viva,que partilhará o seu corpo e o seu sangue:«Desejei muito comer convosco esta ceia pascal»(Lc 22,15).
Lembra-Te de que à beira da fonte
Um Viajante cansado do caminho
Fez transbordar sobre a Samaritana
Os caudais de amor que encerrava o seu peito.
Ah! conheço Aquele que pedia de beber
É o Dom de Deus,a fonte de glória,
É Ele, a Água que brota
É Ele que nos disse:
«Vinde a Mim» (S.Teresa de Lisieux)

1 comentário:

Dulce disse...

Sei bem que o importante é a fé em Cristo, e essa não me falta...

Obrigada, Aurora, mas entende que o meu post foi apenas um desabafo. Nada de grave.